pensando sobre comunicacoes

26 jun 2019

Como remodelar suas comunicações sem ter que destruí-las?

Que tal mudar seu sistema de comunicações, contemplando telefonia, conferências e em seus dispositivos? Muitos gestores de TIC ou empresários, ao pensar nisso, sentem arrepios.

Empresas, principalmente as de médio e grande porte, temem atualizar e remodelar seus sistemas de comunicações porque em muitos casos isso implica em transtornos operacionais que causam prejuízos.

Mas será mesmo que toda atualização precisa ser assim?

Quando chega a hora de fazer mudanças, ou mesmo quando a iniciativa é do próprio empreendedor, dá para resolver a situação sem desespero. Para entender como de forma prática, siga na leitura do artigo.

Personalização é a chave

Muitas vezes, o problema está no acúmulo de produtos que não interagem: fios, cabos, equipamentos com licenças diferentes e um servidor para cada funcionalidade.

Para se atualizar de forma correta, então, o mais adequado é personalizar esses produtos às suas necessidades. Fazendo isso, automaticamente a interação entre eles aumenta.

Alternativa operada pela Quiterio Telecom, o Avaya IP Office integra comunicações em poucos dispositivos, reduzindo a quantidade de trabalho de manutenção e instalação atribuídas à equipe de TIC. Além disso, as capacidades oferecidas são ajustáveis, tornando o produto adequado a diferentes tamanhos e tipos de empresas.

Pense a longo prazo

Pensando em teoria, antes mesmo de entrar em ação, o gestor deve olhar para o futuro. A longo prazo, no caso de um sistema não integrado, quanto mais se usa, mais frequentes serão as manutenções.

Por isso, considerando lacunas de tempo maiores, os sistemas unificados reduzem a carga de demandas para as equipes de TIC. Até porque, em algumas empresas, o suporte pode ser centralizado no fornecedor, e não mais a cargo do contratante.

Trabalhe sem parar

Todavia, não se pode ignorar a possibilidade de transtornos, como ter de encerrar operações temporariamente para as mudanças. Ainda que se apresente os benefícios de atualizar as comunicações, como exemplificado anteriormente, é preciso lembrar das possíveis desvantagens.

Essas são variáveis, a depender do funcionamento da empresa. Com as soluções Avaya operados pela Quiterio Telecom, em caso de migração para o sistema, em vez de partir do zero (em uma empresa sem comunicações), o tempo de implantação pode ser reduzido e separado em partes.

Além disso, essa implantação não necessariamente implica em interrupção total das atividades. A parte mais difícil é retirar os produtos que não interagem. Feito isso, o processo de instalação é o mais rápido. Assim, a empresa trabalha sem parar e evita prejuízos.

E a nuvem?

No processo de decisão sobre como remodelar as comunicações, uma ideia a ser considerada é a adoção da nuvem. Ela é útil principalmente para as empresas que estão se descentralizando, adotando trabalho remoto ou até mesmo sem uma sede fixa.

Mesmo as grandes companhias, que operam comunicações de forma tradicional, podem obter vantagens a partir da adoção da nuvem. Contratando a nuvem, a etapa de instalação fica ainda mais rápida.

Além disso, ela é adaptável a alguns outros dispositivos, que não somente os da Avaya. Isso pode reduzir custos (que no caso da nuvem já são previsíveis) e facilitar as operações.

Para saber mais

Recapitulando, para remodelar suas comunicações sem precisar destrui-las é preciso:

  • Investir em sistemas que se integram
  • Dividir as instalações em parte
  • Se livrar de produtos desnecessários

Em alguns casos, o bônus é escolher a nuvem. Por fim, o mais importante é refletir a longo prazo. Pensando um pouco é fácil notar que remodelar as comunicações não precisa ser tão difícil.

A Quiterio Telecom pode ajudar! Para conhecer melhor as soluções, solicite o contato e procuraremos atendê-lo da melhor forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *