13 jun 2019

Analise: como saber se um sistema de comunicações na nuvem realmente funciona

Sistemas de comunicações em nuvem podem ser considerados uma excelente solução para pequenas e médias empresas. A nuvem pode agilizar o crescimento dos negócios, uma vez que baseia o contrato no consumo e não exige que a empresa faça grandes investimentos iniciais.  

Saiba analisar as ferramentas oferecidas 

Todavia, o contrato com serviços em nuvem pode não suprir expectativas se não oferecer ferramentas semelhantes às in loco. Isso porque a nuvem não é uma solução para negócios que pouco explorem suas comunicações, e sim um tipo de versão que pode ser mais adequado a depender do comportamento de sua empresa

Pensando nisso, selecionamos algumas das capacidades que, quando presentes, indicam que seu sistema de comunicações na nuvem realmente funciona. Continue lendo este artigo para analisar melhor se as funcionalidades que você usa hoje são adequadas, ou até para descobrir o que é ideal antes de contratar um sistema em nuvem. 

Adaptação à vários dispositivos 

Um sistema em nuvem deve facilitar o deslocamento dos usuários e a utilização em qualquer local. Quando um sistema não se adapta e não pode ser utilizado fora de um grupo muito específico de equipamentos, perde uma grande parte de seu atrativo – a disponibilidade. Dessa forma, não é válido que o sistema necessite também da compra de computadores ou telefones específicos para funcionar. 

Permanência das relações multicanal 

Também ainda falando em deslocamento, o multicanal é uma importante ferramenta de conectividade. Se o provedor das comunicações não permite chamadas completas e conferências de qualidade, a utilização de qualquer outro aplicativo ou serviço de chamadas em voz já seria suficiente.  

Com os clientes, também é importante manter contatos de qualidade. Call centers e contact centers também podem ser movidos para soluções remotas quando as capacidades oferecidas pela fornecedora de comunicações são robustas e seguras.   

Aplicativo único e personalizável 

Parte das vantagens da nuvem está justamente na não necessidade de investir em uma grande quantidade de equipamentos para seu negócio funcionar. Quando trabalha-se com um aplicativo ou controle único, a personalização também se torna uma ferramenta importante, para que cada empresa possa explorar as capacidades que mais a agradam, adicionando ou removendo funcionalidades. 

Custos previsíveis e flexíveis 

Por fim, não se pode esquecer da vantagem operacional da nuvem – a possibilidade de consumo customizado. Para ser vantajosa, a licença na nuvem precisa ter custos integrados em poucas ou uma única tarifa, que seja flexível a partir da contratação de novas licenças, e que possa ser prevista com antecedência, evitando surpresas ou desconfortos. 

O investimento inicial também não deve ser muito alto. Assim, companhias que se encontram em momentos financeiros de menos folga podem investir seus recursos sem receio de surpresas futuras. 

Avaya oferece produtos em comunicações em nuvem baseados em IP Office com todas as funcionalidades descritas acima.

Quiterio Telecom distribui esses produtos garantindo robustez e sistemas na nuvem que realmente funcionam – seja para pequenas ou médias empresas. 

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